Coronavírus


Em meio a fim do período eleitoral, Sergipe não divulga dados de isolamento social por seis dias seguidos


Publicado 30 de novembro de 2020 às 07:00     Por Eduardo Costa     Foto Divulgação/SSP-SE

Em meio ao fim do período eleitoral com o segundo turno realizado neste domingo (29), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em Sergipe não divulgou os dados de isolamento social por seis dias seguidos. No boletim diário divulgado pela secretaria, a última taxa de isolamento divulgada foi do dia 23 de novembro.

A taxa do dia 23 já aparecia no boletim do dia 25 de novembro. Desde então, até o fim da semana, os boletins continuaram sendo divulgados, mas sem as taxas de isolamento. Nos números divulgados neste sábado (28), Sergipe teve 508 casos novos de covid-19, sem óbitos. No estado, 89.507 pessoas já testaram positivo para o novo coronavírus e 2.300 morreram.

Curiosamente, em comparação com o boletim de 27 de setembro, dia em que se iniciou oficialmente a campanha no primeiro turno, os dados de 23 de novembro indicam aumento no isolamento. Em todo o estado, a taxa subiu de 35% para 38%. Sergipe tinha no fim de setembro o nono e pior isolamento do Nordeste, e o 25º (antepenúltimo) do Brasil. Agora, registra o sexto do Nordeste e o 15º nacional. Na capital Aracaju, o índice saltou de 35% para 39%.

Durante a campanha, foram registrados muitos casos de aglomerações em eventos políticos de vários municípios. O Ministério Público Eleitoral (MPE) e o Ministério Público de Sergipe (MP-SE) chegaram a recomendar aos diretórios dos partidos nos municípios de Japaratuba, Pirambu e Santo Amaro das Brotas, no Leste Sergipano, para reforçar a necessidade de cumprimento da legislação eleitoral e das medidas sanitárias.

Nestes municípios, houve aumentos nas taxas de Pirambu, que foi de 39% para 47%; e Japaratuba, de 37% para 44%. Já em Santo Amaro das Brotas, o índice caiu de 40% para 36%.

Procurada pelo AjuNews, a Secretaria de Estado da Saúde não retornou os contatos. A reportagem está aberta para possíveis atualizações.

Leia mais:
Em 24h, Sergipe registra 508 novos casos de coronavírus e confirma quatro mortes



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso