Coronavírus
Entidades de saúde aprovam 20 novos leitos para pacientes com covid-19 em Aracaju
Acompanhado do prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT), representantes de entidades de saúde aprovaram 20 novos leitos de retaguarda para atendimento às pessoas infectadas pelo novo coronavírus (covid-19) na capital sergipana, nesta quinta-feira (16).
De acordo com Edvaldo, a nova estrutura foi montada no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima, localizado no bairro Dom Luciano, e servirá para receber pacientes de baixa complexidade que necessitarem de internamento.
“Os 20 leitos foram divididos para dois atendimentos, uma parte para observação e outra para os confirmados. Tivemos esse cuidado para que os pacientes não tenham contato. Além disso, teremos leitos de estabilização, com monitor cardíaco e respirador, caso necessite”, destacou o prefeito.
Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos, João Augusto Oliveira, a estrutura dos novos leitos está aprovada, além de estar bem organizado.
“ Os pacientes em situação de baixa e média complexidades com certeza serão bem atendidos aqui. Temos percebido que a atenção primária assim como os leitos de enfermaria estão se preparando. Vemos um questionamento da população quanto a esses leitos estarem vazios, ainda, mas o objetivo é que estejam mesmo, porque houve o isolamento”, afirmou o presidente.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Enfermagem, Diego Rafael Borges, as equipes que vão atender esta unidade já estão sendo treinados.
“Temos acompanhado desde o processo de montagem, a convite da secretária da Saúde, e vimos todas as fases. A área possui boa qualidade e podemos averiguar que poderá assistir os pacientes com maior segurança. Observa-se que as equipes estão chegando, já estão sendo treinadas para ofertar um atendimento seguro, tanto para o paciente, como também para os próprios profissionais”, declarou Diego Borges.
Também participaram da inspeção o presidente do Conselho Municipal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Jader Pereira de Farias Neto, e o presidente do Conselho Municipal de Odontologia, Anderson Lessa.
Leia os termos de uso