Coronavírus


Estado divulga plano de contingência do coronavírus para sistema penitenciário


Publicado 02 de abril de 2020 às 16:00     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

A Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor de Sergipe (Sejuc) divulgou um Plano de Contingência para combate da pandemia do coronavírus (covid-19) no sistema penitenciário do estado, nesta quinta-feira (02).

De acordo com a Sejuc, no caso de advogados e prestadores de serviço que estejam com a temperatura acima de 37,5 ºC, um servidor do serviço de saúde e enfermagem irá proceder ao exame clínico no visitante ou advogado caso haja consentimento. Já em casos suspeitos de infecção serão adotados procedimentos preventivos e, consequente, desautorização da entrada da pessoa com imediata comunicação à coordenação de saúde. Além disso, os possíveis infectados serão orientados a procurar o serviço de referência do município.

Os servidores que não tem histórico de viagem para área com casos da covid-19 e apresentarem febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, deverão adotar de imediato as medidas de proteção padrão para evitar a transmissão ou o contágio durante todo o período de serviço. Segundo a Sejuc, essas pessoas deverão ser encaminhadas ao setor de saúde da Unidade Prisional para avaliação.

Já os aqueles que apresentarem os sintomas e possuem histórico de viagem ou contato próximo de casos suspeito ou confirmado para o coronavírus deverão ser encaminhados para as Unidades Básica de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próxima, ou Unidades Mistas, além dos hospitais públicos e privados.

De acordo com a Secretaria, a Pessoa Privada de Liberdade (PPL) deverá de imediato ser levada para cela de isolamento na enfermaria da unidade prisional, ou local designado, evitando a movimentação e transporte para fora do isolamento, restringindo às necessidades médicas; bem como a suspensão de visita da mesma.

O Setor de Saúde da Unidade deverá entrar em contato de imediato com a Vigilância Epidemiológica local. No isolamento, os cuidados que a pessoa deve receber são hidratação e repouso até receber as orientações da Vigilância Epidemiológica.

Os servidores da segurança e da equipe de saúde vão adotar medidas de proteção durante o período de atendimento aos suspeitos de terem contraído a covid-19.

Segundo a Sejuc, as saídas de urgência, além da movimentação de internos suspeitos de infecção por coronavírus deve ser evitada, e realizadas apenas se houver necessidade. O paciente deve ser transportado em veículo com compartimento separado entre o motorista e a pessoa com suspeita. O paciente deve usar máscara cirúrgica durante todo o transporte.

Os profissionais de saúde e segurança que prestarem assistência ou acompanharem o paciente durante o transporte deverão utilizar os EPI recomendados, e intensificarem a higienização das mãos; O veículo utilizado no transporte deverá sofrer limpeza e desinfecção de todas as suas superfícies, com álcool 70% ou hipoclorito de sódio 1%, antes do próximo uso.

Ainda de acordo com a secretaria, os materiais usados pelos funcionários, para evitar o contágio da doença, como máscara N95/PFF2; máscara cirúrgica; protetor ocular ou protetor de face; luvas; jaleco descartável, entre outros, estão sendo recomendados e utilizados nas unidades do sistema prisional.

A Sejuc orienta que seja feita a higiene frequente das mãos com água e sabão por pelo menos 40 a 60 segundos ou preparação alcoólica a 70%, assim como as outras medidas de higienização para evitar transmissão da covid-19.

Nas recomendações, a Sejuc orienta também que seja eliminado ou restrito o uso de itens compartilhados como canetas, pranchetas e telefones.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso