Saúde


Estudo da UFS prevê estabilização da pandemia a partir de julho em Sergipe


Publicado 15 de fevereiro de 2021 às 15:00     Por Redação AjuNews     Foto Arquivo / Ascom / prefeitura de Aracaju

Caso não haja nenhuma nova onda de infecção pela covid-19 em Sergipe, a estabilização natural da doença no estado deve ocorrer a partir de 20 de julho deste ano. A previsão foi divulgada, nesta segunda-feira (15), por pesquisadores do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

No entanto, a estimativa não considerou os efeitos da vacinação contra o vírus ou o uso de remédios, como explicou o professor de Economia da UFS, Fábio Rodrigues Moura. “Estamos falando de uma previsão de estabilização natural, situação em que o número de novos casos diários é de aproximadamente cinco ou menos, em média. É importante também ressaltar que a demora no processo de vacinação aumenta a probabilidade de ocorrência de pequenos surtos, que podem evoluir até mesmo para uma terceira onda”.

O pesquisador ainda complementou afirmando: “É bom frisar que a previsão de estabilização vem se prolongando ao longo do tempo e pode se estender ainda mais, por conta uma série de fatores, como o comportamento da população no distanciamento físico e o andamento do processo de imunização”.

De acordo com os dados, estima-se que a taxa reprodução do vírus (Rt) se encontra atualmente no intervalo entre 1,25 e 0,94. “Ainda que se considere o início da vacinação, é necessário uma taxa de transmissão consistentemente abaixo de 1 para que a doença se estabilize,” ressalta Fábio Moura.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso