Coronavírus


Estudo da UFS prevê estabilização da pandemia em Sergipe a partir de dezembro


Publicado 05 de junho de 2021 às 09:29     Por Fernanda Souto     Foto Peu Moraes/ AjuNews

A previsão de estabilização da pandemia da covid-19 em Sergipe é que ocorra a partir de dezembro deste ano, caso haja avanço na vacinação e diminuição da taxa de reprodução do vírus (Rt) para abaixo de 1. A análise foi feita por pesquisadores do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no âmbito do Projeto EpiSergipe, e foi divulgada nesta sexta-feira (4).

Segundo o professor Fábio Rodrigues de Moura, o cenário controlado representa o registro, em média, de cinco novos casos diários da doença. No estudo, foi simulada a redução da velocidade de transmissão do vírus provocada pelo avanço da imunização, impedindo que a taxa fique acima de 1 novamente.

Atualmente, de acordo com os boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no período de 15 de outubro de 2020 a 30 de maio de 2021, os pesquisadores estimam que a taxa de reprodução do vírus se encontra no intervalo entre 1,12 e 1,25. Ou seja, 100 pessoas infectadas podem vir a contaminar até outras 125.

“Trata-se de uma projeção de caráter otimista e conservador. Devido ao aumento da velocidade de propagação nos últimos meses, ainda que se estabeleça uma hipótese de quebra no comportamento de transmissão, as melhores estimativas mostram que a doença somente iniciaria sua fase de estabilização ao fim do ano,” afirmou o professor.

Além de Fábio Moura, a análise foi elaborada pelos professores do Departamento de Economia da UFS, Fernanda Esperidião, Luiz Carlos Ribeiro, José Ricardo de Santana, José Roberto Lima Andrade e Marco Antônio Jorge e pelos discentes do mestrado acadêmico em Economia, José Heleno Alves da Silva e Maria Jadenice de Santana.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso