Mundo


EUA analisam envio de doses da vacina de Oxford para o Brasil, diz jornal


Publicado 12 de março de 2021 às 08:07     Por Fernanda Sales     Foto Arquivo / Governo de Sergipe

Os Estados Unidos estudam enviar doses da vacina contra a covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, para outros países, incluindo o Brasil. A informação é do jornal The New York Times e foi divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Estadão.

O país tem dezenas de milhões de imunizantes parados nas fábricas americanas, enquanto aguardam os resultados de um estudo clínico. O destino dessas doses está em intenso debate entre a Casa Branca e autoridades de saúde do país. Algumas argumentam que o governo Biden deveria permitir a exportação para países com necessidades urgentes, enquanto outras preferem esperar, de acordo com funcionários da administração democrata ouvidos pelo jornal.

Segundo a publicação, a Casa Branca está sendo pressionada a tomar uma decisão nas próximas semanas. Além do Brasil, que vive o seu pior momento da pandemia, algumas autoridades discutiram o envio de doses para a União Europeia e Reino Unido.

Cerca de 30 milhões de doses estão engarrafadas em uma unidade da AstraZeneca em West Chester, no estado de Ohio, responsável pela fase final do processo de fabricação, que inclui o envasamento da substância, contou um funcionário com conhecimento do estoque.

Ainda de acordo com a reportagem, em Baltimore, no estado de Maryland, a empresa Emergent BioSolutions, que fabrica a vacina, já produziu quantidade suficiente para mais dezenas de milhões de doses.

O laboratório chegou a pedir ao governo que empreste as doses do país para a União Europeia, onde não conseguiu cumprir com o acordo de entrega da vacina.

Leia mais:
Pazuello estima receber até 28 milhões de doses de vacinas neste mês



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso