Saúde
Governo de Sergipe reúne técnicos para discutir plano de vacinação contra covid-19 no estado
A secretária da Saúde, Mércia Feitosa, e sua equipe técnica se reuniram para discutir a finalização do plano de vacinação contra a covid-19, em Sergipe, nesta segunda-feira (7). Seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, no estado, a imunização será destinada às populações prioritárias.
Segundo a secretária Mércia Feitosa, houve uma conversa sobre a logística de vacinação no estado. “Desenhamos inicialmente o plano de forma coletiva com discussão sobre público-alvo, a logística da aquisição de insumos, como as seringas e agulhas, essas com processos para aquisição já disparados”, explicou.
Ainda de acordo com a secretária, “a perspectiva é que o Ministério da Saúde adquira vacinas cujo armazenamento seja de 2º a 8ºC, o que facilitaria o processo, já que o Estado tem condições para esta logística”.
Para o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio, a vacinação deve iniciar o mais breve possível, mesmo não sabendo qual vacina será aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Estamos aguardando qual será a vacina liberada pela Anvisa. Há uma estimativa inicial de vacinar mais de 300 mil pessoas, considerando os grupos prioritários, como profissionais de saúde, que estão na linha de frente, idosos, além da população indígena e, numa última fase, professores e agentes de segurança”, frisou.
Marco Aurélio ainda afirmou que os secretários de saúde dos estados têm solicitado ao governo federal para adquirir a primeira vacina disponível contra a covid-19.
Leia os termos de uso