Coronavírus
Governo estuda enviar aviões da Força Aérea para trazer equipamentos médicos da china
O Ministério da Saúde está estudando enviar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para a China para trazer equipamentos médicos com o objetivo de utilizar na prevenção e no tratamento do novo coronavírus (covid-19) no Brasil. A informação foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo no jornal Folha de São Paulo, nesta quinta-feira (02).
Segundo a colunista, as aeronaves da FAB seriam uma das três estratégias do governo para a retirada de itens importados. De acordo com a pasta, as outras duas medidas seria a contratação de aviões cargueiros e a utilização das linhas comerciais regulares, mas segundo o Ministério a medida é difícil pois houve a diminuição dos voos por causa da pandemia.
“O Ministério da Saúde, está realizando de forma centralizada, compras de equipamento de proteção para os profissionais que atuam no setor saúde e reforçando o apoio aos municípios no enfrentamento da covid-19”, afirma a pasta.
De acordo com a colunista, o ex presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o médico Carlos Morel, a pressão sobre as empresas chineses está no nível máximo e os “preços dos insumos médicos estão aumentando muito rápido.
Além disso, o médico destacou também que algumas companhias chinesas já começaram a avisar que muitos medicamentos como leitos hospitalares só poderão ser entregues no mês de junho.
Leia os termos de uso