Educação
Governos começam a liberar auxílio-merenda emergencial para estudantes da rede pública
Para milhões de crianças pobres no Brasil, a merenda escolar é uma refeição importante, às vezes, a única do dia. Para manter os estudantes em casa na quarentena sem prejuízos à alimentação, governos começaram a liberar um auxílio-merenda emergencial. Só que muita gente nem sabe como receber o benefício.
Em Sergipe, algumas prefeituras como Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão fizeram distribuições de kits alimentísticos para os estudantes das redes municipais. Na capital sergipana, 32 mil alunos receberam o kit equivalente a um mês de merenda, segundo a Secretaria Municipal de Educação.
A merenda é levada a 40 milhões de estudantes do ensino básico público pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), referência na área para o mundo inteiro. Para 33% do total de beneficiados, esse programa é ainda mais importante: são os cerca de 13 milhões de estudantes que vivem na faixa da pobreza ou da extrema pobreza no país.
Já faz quase um mês que escolas por todo o Brasil estão fechadas, mas na terça-feira (07), o Governo Federal sancionou uma lei que permite que estados e prefeituras repassem os alimentos que já foram comprados com o dinheiro do PNAE para as famílias dos alunos.
Leia os termos de uso