Saúde
Higienização das mãos e de aparelho celular pode evitar contágio do Covid-19
Durante o período de quarentena, para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19) diversas medidas de saúde podem ser adotadas para evitar o contágio. De acordo com o enfermeiro e gerente da Área Verde Trauma do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Andson Silva, o celular carrega uma grande quantidade de fungos e bactérias por conta do uso constante e da falta de higienização, por esse motivo, a limpeza das mãos e do aparelho celular são fundamentais e devem ser adotado por todos, seja no trabalho ou no dia a dia.
“ Muitas pessoas estão passando qualquer tipo de álcool no aparelho para a limpeza e isso pode prejudicar o equipamento. O correto em primeiro lugar é desligar o aparelho, retirar a capa de proteção para higienizar, a capa traseira do aparelho, a bateria se for removível e a partir daí iniciar a limpeza com um pano macio, limpo e álcool isopropílico, indicado para a limpeza de aparelhos eletrônicos, o álcool utilizado para higienizar as mãos pode prejudicar ou corroer as peças do equipamento, por isso não são aconselháveis”, alertou o enfermeiro.
Ao chegar em casa, seja vindo da rua ou do trabalho, é necessário outro cuidado fundamental com a higienização dos objetos pessoais como roupas, calçados, bolsas, entre outros acessórios. Segundo a infectologista do Huse, Manuela Santiago, mesmo não sendo possível fazer uma desinfecção total, é necessário reduzir o risco de contágio do coronavírus.
“Ao voltar para casa, evite tocar em qualquer utensílio sem antes se higienizar, tire os sapatos antes de entrar em casa, separe-os em um local para a limpeza com água, sabão e um pano úmido, tire a roupa e separe-as em um saco plástico para a lavagem imediata. Quem usa óculos devem higienizá-los com mais frequência, já os acessórios como relógios, brincos, anéis e pulseiras devem ser evitados. Bolsas e pastas devem ser higienizadas com papéis absolventes ou panos descartáveis. Por fim, tomar um banho para que a limpeza do corpo seja completa”, concluiu a infectologista.
Leia os termos de uso