Saúde


Huse recebe doação de Capacetes Elmo usados para evitar intubação de pacientes com covid-19


Publicado 20 de abril de 2021 às 20:02     Por Fernanda Souto     Foto Valter Sobrinho/ Governo de Sergipe

O Hospital de Urgência Governador João Alves Filho (Huse), em Sergipe, recebeu 10 Capacetes Elmo para tratamento de pacientes com a covid-19, doados pela Organização Não Governamental União Se, nesta terça-feira (20).

O equipamento é um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo, capaz de manter uma pressão positiva contínua, reduzindo consideravelmente o esforço respiratório do paciente e sem a necessidade de intubação.

“Como o Hospital João Alves é referência no estado, é onde tem a maior demanda e vai ser muito útil. A ideia é que esse paciente não chegue a ser intubado fazendo uso desse equipamento. O paciente que está numa fase crítica, ao invés de ir para a UTI ele pode ficar numa enfermaria e usar esse aparelho e gradativamente vai apresentando melhoras. Em Sergipe é a primeira doação e os relatos de outros hospitais no país são fantásticos”, disse o coordenador da União Se, Francisco Alves.

Segundo o superintendente do Hospital João Alves, Walter Pinheiro, os dispositivos vão proporcionar o retardamento e o agravamento da doença. Dos 10 capacetes recebidos pelo Hospital João Alves, quatro deles serão doados para outros hospitais da capital como o Hospital Cirurgia, Hospital Universitário, Hospital São José e Hospital da Polícia Militar.

Os profissionais passarão por um treinamento para uso correto do equipamento e só depois será possível a utilização pelos pacientes. O equipamento foi desenvolvido pela Escola de Medicina do Ceará com o objetivo das pessoas acometidas pela covid-19 não serem intubadas e fizessem o tratamento com os Capacetes Elmo.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso