Saúde


Idoso com suspeita de covid-19 morre em ambulância do Samu após ter atendimento negado no Nestor Piva


Publicado 16 de abril de 2020 às 15:40     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Google Street View

Um idoso, de 69 anos, morreu dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), após ter atendimento negado no Hospital Nestor Piva, na Zona Norte de Aracaju, na quarta-feira (15). De acordo com família do paciente, o idoso era oncológico e apresentava problemas respiratórios, além de febre, sintomas indicativos do novo coronavírus (covid-19).

Procurada pelo AjuNews, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de nota, informou que o estado de saúde do paciente necessitava de um atendimento de alta complexidade, precisando ser atendido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que não é o caso do Hospital Nestor Piva, caracterizado como atendimento de média complexidade. Segundo o comunicado, houve uma tentativa de encaminhamento ao Hospital Fernando Franco, na Zona Sul da capital, mas que também não dispunha de leitos.

O secretário-adjunto da Saúde de Aracaju, Carlos Noronha, afirmou que o Nestor Piva não possui capacidade instalada para atender ao caso grave apresentado pelo idoso e  que unidade não possuía leitos de estabilização disponíveis. “Lamentamos o ocorrido e prestamos nossos sentimentos à família. No entanto, é preciso frisar que por Lei, Aracaju é responsável pelos atendimentos de baixa e média complexidade. Recebemos os nossos pacientes pelas redes de urgência e emergência, os estabilizamos e, caso haja necessidade de UTI, encaminhamos, via central de regulação estadual, para as unidades de referência do Estado”.

Ainda de acordo com a SES, com o quadro de saúde agravado, o paciente precisou ser entubado dentro da viatura do SAMU, mas não resistiu. Por apresentar sintomas do covid-19, e ser do grupo de risco, o corpo foi recolhido para o necrotério do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), onde será feita a coleta de amostras para a realização de testes.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso