Saúde


Idoso morre de covid-19 e família aponta descaso em atendimento no Hospital Regional de Estância


Publicado 18 de julho de 2020 às 11:34     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação / OAB-SE

O idoso José de Oliveira, 78 anos, morreu com suspeita de covid-19 no Hospital Regional Dr. Jessé Fontes, em Estância, Litoral Sul de Sergipe, neste sábado (18). Em entrevista ao AjuNews, a filha do idoso, Jeane Santos de Oliveira, informou que ele foi levado até a unidade nesta quarta-feira (15), e desde então a família não recebeu notícias sobre o estado de saúde dele. Ainda de acordo com a filha do paciente, ele estava recebendo oxigênio na ala de isolamento, no setor de doenças gripais do hospital.

Ela relatou que fez várias ligações para o hospital e chegou a ir até a unidade, mas não conseguiu informações sobre o estado de saúde do pai. Segundo Jeane, a unidade está superlotada e tem apenas dois médicos para atender a demanda do hospital.

Por causa da falta de notícias, Jeane se deslocou até o Hospital Regional de Estância, nesta sexta-feira (17), mas também informou que não teve noticias. “Eu fiquei lá até 19h30 e o médico ainda passado pela sala que meu pai está. Só tem dois médicos e está superlotado o hospital. Como é que em dois dias eu não tenho notícias do meu pai, não existe isso gente, é falta de respeito com o ser humano”, disse.

Um levantamento feito pelo AjuNews, a partir de dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta semana, apontou que o maior número de mortes por covid-19 é registrado na população idosa, ou seja, pessoas com idade a partir dos 60 anos, considerado grupo de risco para a doença. Embora não estejam entre os mais diagnosticados, com 4.658 do total de confirmados, equivalente a 12,4%, mortes nesse grupo já somam 681, ou 69,2% das vítimas fatais em Sergipe.

A reportagem solicitou um posicionamento da SES, mas até a publicação não foi enviado.

Leia mais:
Idosos representam quase 70% das mortes por covid-19 em Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso