Saúde


Idosos acamados serão vacinados contra gripe em suas casas em Aracaju


Publicado 06 de abril de 2020 às 16:26     Por Roberta Cesar     Foto Sérgio Silva / Prefeitura de Aracaju

Os idosos que estão acamados serão vacinados contra a gripe em suas próprias casas em Aracaju. A medida é para tentar conter a proliferação do novo coronavírus (covid-19). A população idosa está no grupo de risco da covid-19. É importante lembrar que a vacina não imuniza contra o coronavírus, mas sim contra três vírus que circulam em nosso território, são eles: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (6).

“Essa não é uma estratégia adotada por causa do coronavírus, é uma constante em todas as campanhas de vacinação contra a gripe porque entendemos as dificuldades de deslocamento e, portanto, dentro das nossas possibilidades, vamos até a residência do acamado para aplicar a vacina. No entanto, isso não é feito logo no início da campanha por conta da grande demanda nas unidades, o que dificulta deslocar uma equipe para o trabalho em domicílio”, explicou a coordenadora do Programa de Imunizações e de Doenças Imunoprevisíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ilziney Simões.

A coordenadora ainda explicou que, cada unidade segue uma logística própria para esse tipo de atendimento. “Cada comunidade tem um ritmo específico, então, a Unidade Básica de Saúde (UBS) segue o padrão próprio, ou seja, cada uma das unidades se organiza de acordo com o andamento da vacinação em cada localidade, contando, inclusive, com a reposição de vacinas, entre outros pontos importantes. Mas, é preciso frisar que o objetivo da Secretaria é não deixar nenhum idoso sem receber a vacina”, ressaltou Ilziney.

Antes do final do período de vacinação dos idosos, as equipes de saúde entram em contanto com os acamados ou seus familiares para agendar a data da vacinação. No entanto, de acordo com Ilziney, caso haja dúvidas, o ideal é entrar em contato com a UBS de referência para outras informações ou mesmo comunicar sobre a necessidade.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso