Cidades


Intervalo para tomar segunda dose da CoronaVac passa a ser de 28 dias em Aracaju


Publicado 23 de abril de 2021 às 07:29     Por Fernanda Souto     Foto André Moreira/ Prefeitura de Aracaju

O intervalo para a administração da segunda dose da CoronaVac foi aumentado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em Aracaju, nesta sexta-feira (23). A alteração segue o mais recente estudo do Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante.

Protocolado pelo Ministério da Saúde, os estudos do Butantan indicam que a eficácia sobe de 50,7% para 62,3% quando o intervalo entre as doses de aplicação passa de 21 para 28 dias.

De tal forma, idosos e profissionais de saúde e de segurança que receberam a primeira dose da CoronaVac com prazo para segunda dose de 21 dias devem somar mais sete dias para receber a segunda dose do imunizante.

“Se uma pessoa tinha a segunda dose marcada para 2 de maio, por exemplo, a data passa a ser o dia 9 para a nova aplicação. Adotando esse protocolo do MS [Ministério da Saúde], com base no estudo do Butantan, a SMS objetiva melhorar a eficácia da vacina para os usuários do SUS na Capital”, explicou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

A segunda dose da vacina pode ser tomada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para quem tem a partir de 60 anos, ou no posto volante do Parque da Sementeira, para profissionais de saúde, de segurança, de salvamento e de idosos cadastrados no site da Prefeitura de Aracaju (VacinAju). Profissionais de saúde, de segurança e de salvamento também podem ser imunizados na Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.

Até esta quinta-feira (22), Aracaju já imunizou 107.264 pessoas, o que equivale a 16,13% da população. Foram 90.890 doses da CoronaVac enviadas para a capital, sendo 51.250 destinadas para as primeiras doses e 39.640 para as segundas.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso