Coronavírus
Japão informa que variante do coronavírus foi encontrada em quatro viajantes vindos do Brasil
O ministério da Saúde do Japão informou que encontrou a variante do coronavírus em quatro viajantes que estiveram no Brasil e voltaram a terras japonesas no último dia 2 de janeiro. O governo local anunciou neste domingo (10) que todos eles estiveram no Amazonas, e apresentaram a variante semelhante à encontrada na África do Sul e no Reino Unido.
De acordo com o governo japonês, os viajantes são: um homem com cerca de 40 anos que chegou ao Japão sem sintomas, mas em seguida foi internado com dificuldade para respirar; uma mulher com cerca de 30 anos, com dor de cabeça e garganta; e dois jovens entre 10 e 19 anos, sendo um com febre e outra assintomática.
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, que é ligado ao governo japonês, explicou que tal variante é a B1.1.248 com 12 mutações na proteína spike. Tal variante, com algumas diferenças, é semelhante à encontrada na África do Sul e no Reino Unido, e que gerou preocupação pela alta capacidade de disseminação. Porém, não é possível confirmar se a variante vinda do Brasil tem a mesma capacidade.
O Ministério da Saúde do Brasil informou ao G1 que ainda está verificando os casos. Já a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas disse que não recebeu notificação sobre o assunto, e que “está apurando junto ao Consulado do Japão sobre essa divulgação que foi anunciada para imprensa e não para as autoridades de saúde do Amazonas e do país”.
Leia mais:
Vacina brasileira contra covid-19 só deve concluir os testes a partir de 2022
Leia os termos de uso