Mundo


Jornal americano The New York Times diz que colapso na saúde do Brasil era previsto


Publicado 27 de março de 2021 às 20:18     Por Fernanda Sales     Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

O jornal americano The New York Times, maior jornal do mundo, afirmou em manchete no seu site, neste sábado (27), que o colapso do sistema de saúde brasileiro era previsto em meio ao espalhamento da variante do vírus de Manaus, que é mais contagiosa. O jornal citou ainda as brigas políticas e a desconfiança na ciência. As informações foram publicadas no Folha de São Paulo.

Segundo a publicação, correspondentes do jornal americano foram até Porto Alegre, onde viram pacientes mais jovens e em estado mais grave nos hospitais, funerárias sobrecarregadas e médicos exaustos pedindo reforço no isolamento. Enquanto o prefeito da cidade, Sebastião Melo (MDB), falava em salvar a economia, a cidade virava o epicentro da crise da saúde no país.

De acordo com o jornal, as atitudes políticas acabaram levando o Distrito Federal e 16 estados a ter escassez de leitos disponíveis, falta de oxigênio e de kits de intubação. Atualmente, o Brasil é o país que mais soma novas mortes e casos de coronavírus por dia no mundo.

O The New York Times também afirmou que o principal incentivador dessa postura é o presidente Jair Bolsonaro, por minimizar a ameaça do vírus, que chamou de “gripezinha”. E também por promover remédios ineficazes para tratar a doença, incentivar aglomerações e criticar tentativas dos governadores de impor isolamentos mais rígidos.

“Na quarta-feira, o país ultrapassou 300 mil mortes de Covid-19, com cerca de 125 brasileiros sucumbindo à doença a cada hora”, relatou o jornal norte-americano.

Leia mais:
Cientista alerta sobre risco de variante brasileira provocar nova pandemia global
Covid-19: Brasil bate novo recorde e registra 3.650 mortes em 24 horas



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso