Coronavírus


Mais de 108 mil amostras para covid-19 foram processadas no primeiro trimestre pelo Lacen em Sergipe


Publicado 07 de abril de 2021 às 00:00     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) recebeu nos três primeiros meses do ano 108.112 amostras para diagnóstico da covid-19 em sergipanos. Deste total, 57.272 apresentaram resultado detectável (positivo). De acordo com o Governo do Estado, durante o mês de março, o laboratório de Biologia Molecular, recebeu uma média diária de 2 mil amostras para análises do novo coronavírus.

O superintendente do Lacen, Cliomar Alves, informou que no último final de semana a demanda reprimida de 3.550 amostras foi zerada. “Em função do aumento das testagens em Sergipe o volume de amostras que chega ao Lacen diariamente também aumentou. O trabalho das equipes está voltado para emissão em tempo hábil dos laudos de casos suspeitos da patologia”, confirmou o farmacêutico bioquímico.

Ainda segundo o gestor, os resultados dos testes são liberados em uma média de dois dias para as unidades solicitantes. Esse período pode sofrer alteração. “Os profissionais que realizam o processamento das amostras trabalham em regime de plantão durante 24 horas”, informou o gestor Cliomar Alves.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso