Cidades
Mais de 3 mil pessoas com sintomas de síndrome gripal foram atendidas em Aracaju
O MonitorAju já atendeu mais de 3 mil pessoas com sintomas de síndrome gripal em Aracaju. O canal entrou em funcionamento no dia 19 de março, e é uma das medidas tomadas pela prefeitura para a orientar a população e realizar triagem e monitoramento de casos sintomáticos da covid-19. A informação foi divulgada pela prefeitura, nesta quinta-feira (09).
O atendimento pelo canal pode ser feito pelo canal de atendimento 156, pelo site, por meio de preenchimento do formulário, e no aeroporto da capital, onde é feito o cadastro dos passageiros que desembarcam.
De acordo com a coordenadora do MonitorAju, Cynthia Rocha, o serviço de atendimento via site continua 24h, mas a central por telefone agora funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Entretanto, o monitoramento, que é um departamento à parte da Central de Ligações, funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h.
“O MonitorAju pode ser acionado pela população que busca orientação sobre como proceder em caso de sintomas respiratórios, como febre, tosse, dor de garganta. A gente começou o serviço no dia 19 de março. São três fontes de informação que compõem o MonitorAju: o aeroporto, onde é feito o cadastro das pessoas que desembarcam, o 156 e o site onde as pessoas também podem acessar”, declarou a coordenadora.
Cynthia ressaltou que os dados são compilados e em média são 80 cadastros por dia de pessoas que entram em contato com a Prefeitura por meio dessas três portas de comunicação.
“No aeroporto é feito o cadastro de todos os passageiros, sendo que desses passageiros, os sintomáticos são encaminhados à Central de Monitoramento, enquanto que no caso do assintomático nós damos um feedebak por mensagem via Whatsapp com as recomendações de higiene que são feitas pelos órgãos”, explica Cynthia.
Segundo a coordenadora, cerca de 1.379 pessoas que apresentaram sintomas da doença já foram monitoradas, e que receberam ligações diárias durante os 14 dias a contar do primeiro dia de sintomas. Além disso, ela declarou também que um mapeamento foi feito por bairro até esta sexta-feira (03), e mais de 2 mil pessoas foram identificadas com sintomas de algum tipo de síndrome gripal.
“Se o cidadão sentir alguns dos sintomas relacionados à doença, que indiquem suspeita de infecção por coronavírus, ele pode acionar o número 156 e falar com um dos atendentes, distribuídos nos mais de 20 ramais disponíveis, ou responder ao formulário disponibilizado pela Prefeitura”, ressaltou a coordenadora.
De acordo com o coordenador de Planejamento Estratégico da Prefeitura, Wilson Amaral, o MonitorAju acompanham apenas os casos sintomáticos semelhantes a covid-19, já as pessoas infectadas e aqueles que mantiveram contato com eles são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), ligado à Vigilância Epidemiológica.
“O MonitorAju monitora os casos sintomáticos que condizem com a covid-19, mas não os que realizaram exames. O Cievs faz um trabalho interessante com relação às pessoas que tiveram contato com as que estão infectadas, além de fazer o monitoramento não só dos pacientes que estão internados, como também das pessoas infectadas que estão em isolamento domiciliar”, esclarece Wilson, ao destacar que os serviços objetivam “fechar o cerco” contra a doença e “não deixar nenhum cidadão desassistido”, explica o coordenador.
Leia os termos de uso