Coronavírus


Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por coronavírus no Brasil


Publicado 10 de dezembro de 2020 às 10:48     Por Eduardo Costa     Foto Sumaia Villela/Agência BrasilO Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quinta-feira (10) o primeiro caso de reinfecção por coronavírus no Brasil. Uma médica de 37 anos que mora em Natal (RN) foi reinfectada pela doença. O caso dela estava sendo investigado pelas autoridades de saúde locais desde o dia 23 de outubro. Ela mora em Natal e trabalha também na Paraíba. Por isso, os governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba foram responsáveis pela identificação do caso. Eles utilizaram o sequenciamento genético da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para confirmar que ela foi infectada por duas linhagens diferentes do vírus. A médica se infectou pela primeira vez em junho. O exame RT-PCR foi feito no dia 23 de junho, na Paraíba, e testou positivo para a covid-19. Mas no dia 11 de outubro ela voltou a apresentar o quadro de síndrome gripal com sintomas, fez novo teste no dia 13 e testou positivo pela segunda vez para o vírus. As amostras da paciente foram enviadas ao laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro, onde foram constatadas linhagens diferentes do vírus, confirmando a reinfecção. Segundo a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), há outros cinco casos de possível reinfecção sendo investigados. A Saesp também confirmou que os estudos são baseados em unidades de pesquisa nacionais. Por isso, as linhagens do vírus que atingiram tal paciente estão em circulação pelo Brasil.

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quinta-feira (10) o primeiro caso de reinfecção por coronavírus no Brasil. Uma médica de 37 anos que mora em Natal (RN) foi reinfectada pela doença. O caso dela estava sendo investigado pelas autoridades de saúde locais desde o dia 23 de outubro.

Ela mora em Natal e trabalha também na Paraíba. Por isso, os governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba foram responsáveis pela identificação do caso. Eles utilizaram o sequenciamento genético da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para confirmar que ela foi infectada por duas linhagens diferentes do vírus.

A médica se infectou pela primeira vez em junho. O exame RT-PCR foi feito no dia 23 de junho, na Paraíba, e testou positivo para a covid-19. Mas no dia 11 de outubro ela voltou a apresentar o quadro de síndrome gripal com sintomas, fez novo teste no dia 13 e testou positivo pela segunda vez para o vírus.

As amostras da paciente foram enviadas ao laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro, onde foram constatadas linhagens diferentes do vírus, confirmando a reinfecção. Segundo a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), há outros cinco casos de possível reinfecção sendo investigados.

A Saesp também confirmou que os estudos são baseados em unidades de pesquisa nacionais. Por isso, as linhagens do vírus que atingiram tal paciente estão em circulação pelo Brasil.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso