Cidades
Mortos por coronavírus não terão velório e sepultamento será imediato em Aracaju
A prefeitura de Aracaju publicou um novo decreto referente a velórios e sepultamentos, nesta sexta-feira (3). A ação é devido às medidas de prevenção à proliferação do novo coronavírus (covid-19). De acordo com o documento, a responsabilidade de adotar as normas do decreto municipal caberá à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), como também a velatórios, funerárias e cemitérios particulares.
As pessoas que morrerem em decorrência a covid-19 não terão velórios. Além disso, o sepultamento deverá ser imediato, sem cortejos e aglomerações, com no máximo dez pessoas, respeitando o distanciamento social de dois metros entre elas.
Ainda sobre o sepultamento, a prefeitura orienta que a urna funerária seja mantida fechada durante toda a cerimônia, e que a pessoas evitem qualquer tipo contato (toque/beijo) com corpo do falecido. Não será permitida a presença de familiares ou amigos com sintomas respiratórios, e nem consumo de bebidas e alimentos.
Já as pessoas que pertencem a grupos de risco, a recomendação é que evitem comparecer a estes espaços. Além disso, no local do sepultamento, deve ser disponibilizado itens necessários para a higienização das mãos.
“Sobre os velórios de pessoas cujos falecimentos não estejam relacionados à covid-19, os mesmos devem ocorrer seguindo as medidas estabelecidas no Decreto nº. 6.108, de 1º de abril de 2020. Já as cerimônias de sepultamento de pessoas deste mesmo grupo seguirão as instruções previstas nesta nova resolução”, explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
Os hospitais públicos e privados, velatórios, funerárias, cemitérios e estabelecimentos congêneres instalados no Município de Aracaju, devem seguir as recomendações e instruções do Ministério da Saúde para manejo de corpos no contexto da covid-19.
Leia os termos de uso