Coronavírus


OMS diz que coronavírus pode ter circulado em outro lugar antes de Wuhan


Publicado 09 de fevereiro de 2021 às 10:37     Por Eduardo Costa     Foto José Damacena/Fiocruz

Representantes da missão à China da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmaram nesta terça-feira (9) que o coronavírus pode ter circulado em outro lugar antes de Wuhan, cidade chinesa considerada o epicentro inicial da pandemia. O grupo fez uma entrevista coletiva para falar sobre o trabalho em descobrir a origem da covid-19.

Segundo a OMS, também é “extremamente improvável” a hipótese de que o vírus tenha vazado em um acidente de laboratório. A Organização não coloca entre essa possibilidade para futuros estudos.

Desde 14 de janeiro, a OMS está em Wuhan pro conta do coronavírus. Foram duas semanas de quarentena até visitar os locais principais da cidade, como o mercado de frutos do mar de Huanan e o Instituto de Virologia de Wuhan. Os locais são considerados de princípio das infecções.

Ling Wannian, chefe da equipe chinesa da organização, afirmou que não há evidências de que o vírus estivesse circulando pelo mundo antes dos primeiros casos de covid-19 foram confirmados. “Não há indicação da transmissão do Sars-Cov-2 na população do período anterior a dezembro de 2019”, disse ele.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso