Brasil


OMS indica que Brasil teve 35% de aumento de casos de covid-19 em uma semana


Publicado 09 de dezembro de 2020 às 14:46     Por Eduardo Costa     Foto Tomaz Silva / Agência Brasil

O informe semanal da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que, na comparação entre as duas últimas semanas, o Brasil teve um aumento de 35% nos casos de covid-19. Com isso, o país ficou em segundo lugar em novos casos, com 295 mil, perdendo apenas para os Estados Unidos. A informação é do colunista Jamil Chade no portal UOL.

Segundo os dados, o Brasil teve a maior taxa de expansão em apenas uma semana dentre os países que estão sendo tratados como epicentros da pandemia. Depois de EUA e Brasil, aparecem Índia, Rússia e Itália com maiores quantidades de casos no período. Juntos, os cinco representam mais da metade dos casos mundiais nos últimos sete dias.

No número acumulado, o Brasil já tem 6,6 milhões de casos, estando atrás apenas da Índia (9 milhões) e dos Estados Unidos (14 milhões). O aumento de 35% registrado no Brasil é quase o dobro dos 18% registrado pelas Américas como um todo. Ao todo, no país, foram 1.391 casos por milhão de pessoas. No continente, depois de EUA e Brasil, o México tem o terceiro maior aumento.

A OMS destacou que: “Tendências ascendentes estão sendo observadas em todas as cinco regiões [do Brasil], e até hoje, a região Sudeste, que inclui o estado de São Paulo, tem o maior número de casos e mortes acumuladas, seguido pela região Nordeste. O Paraná, no sul do Brasil, que faz fronteira com o Paraguai e a Argentina, introduziu um toque de recolher noturno”.

Por fim, a entidade indica que foram 3.990 novas mortes no Brasil, o que indica um aumento de 19%. O país tem sido um dos mais alertados pela OMS nos últimos tempos em relação ao aumento de casos. Em compensação, na Europa, houve uma queda em 9% de casos e 3% de mortes.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso