Saúde


Oxford anuncia testes da vacina contra covid-19 em crianças e adolescentes


Publicado 13 de fevereiro de 2021 às 12:45     Por Fernanda Sales     Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Universidade de Oxford anunciou, neste sábado (13), que vai iniciar testes da vacina contra a covid-19, produzida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, em crianças e adolescentes, na faixa etária de seis a 17 anos de idade. As informações são do Estadão.

De acordo com publicação, o estudo deve determinar os efeitos da vacina. As últimas pesquisas da vacina envolveram participantes acima de 18 anos e ainda não é aplicada em pessoas mais jovens.

Ainda neste mês de fevereiro, o estudo randomizado, de fase 2, deverá ter início e envolverá 300 voluntários. Entre os voluntários, 240 devem receber a vacina contra a covid-19 e os outros 60 um imunizante contra a meningite, que, de acordo com a universidade, já se mostrou seguro em crianças e deve produzir efeitos colaterais similares, como dor no local da aplicação. Após a conclusão desta fase, os pesquisadores devem incluir mais voluntários para determinar a eficácia do imunizante nesta faixa etária.

“Embora a maioria das crianças não seja relativamente afetada pelo coronavírus e seja improvável que adoeçam com a infecção, é importante estabelecer a segurança e a resposta imune para a vacina em crianças e jovens”, informou Andrew Pollard, professor de infecção e imunidade pediátrica e pesquisador-chefe dos estudos da vacina de Oxford.

Leia mais:
Câmara aprova projeto que torna crime furar a fila de vacinação



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso