Economia


Plano de Retomada da Economia em Sergipe é válido a partir desta sexta-feira (31)


Publicado 31 de julho de 2020 às 09:17     Por Eduardo Costa     Foto Ascom/Governo de Sergipe

A retomada da economia em Sergipe inicia de forma gradual a partir desta sexta-feira (31). A medida foi adotada após novos critérios adotados no Plano de Retomada gradual das atividades econômicas e reuniões entre o governador Belivaldo Chagas (PSD) e membros dos Comitê de Retomada Econômica (COGERE) e Comitê Gestor de Emergência (CGE).

O início do Plano para a retomada da economia será com a bandeira laranja a partir desta sexta. Com isso, serviços reenquadrados como essenciais poderão ser abertos: fisioterapia, odontologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e podologia; somados a escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral; operadores turísticos e atividades de treinamento de desporto profissional; lojas de calçados, confecções e utensílios.

As atividades religiosas também estarão autorizadas a funcionar, mas apenas com 30% da capacidade, seguindo protocolos e por quatro dias: terça-feira, quinta-feira, sábado e domingo. Também terão permissão as lojas de cosmético, livrarias, comércios de artigos de escritórios e papelaria, salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal.

Belivaldo destacou o aumento nos leitos de UTI em Sergipe com os mais recentes que chegaram a Estância. “Nós avançamos, chegamos a 209 leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes com Covid-19, com capacidade de chegarmos a 236 leitos. Não chegamos ainda pela dificuldade de recursos humanos. Temos equipamentos, temos a estrutura física, mas temos a dificuldade de contratar profissionais. Estamos na expectativa de ampliarmos um pouco mais, até que a gente saia dessa zona, até certo ponto, confortável de estabilidade e tenhamos, portanto, um decréscimo na ocupação de leitos de UTI, o que já está acontecendo”, disse o governador.

O governo utilizou a média móvel do Índice de Capacidade Utilizada dos Leitos para Covid-19 como indicador para a progressão do Plano de Retomada da Economia. Agora, para passar de fase, necessário que a média móvel do Índice de na data de avaliação esteja estável ou em queda, havendo a margem de tolerância em 15% para mais e para menos. A duração mínima de cada fase é de 14 dias.

Por fim, Belivaldo Chagas destacou a questão dos shoppings, afirmando que isso ainda está em discussão. “O governo se reuniu essa semana e ouvimos as propostas. Estamos avaliando e assumimos um compromisso dentro do Comitê, de que até a próxima terça-feira, a gente vai se reunir para deliberar sobre a abertura dos shoppings. Isso não foi feito hoje porque nós estamos avaliando as propostas que foram entregues ao Governo”, pontuou o governador.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso