Política


Por ‘alegação falsa’ de cura para coronavírus facebook apaga post de Bolsonaro


Publicado 01 de abril de 2020 às 09:45     Por Redação AjuNews     Foto Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A afirmação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que o medicamento hidroxicloroquina está “dando certo em todo lugar” no tratamento contra a covid-19, sem nenhuma comprovação, foi o principal motivo para o Facebook e o Instagram apagarem, nesta segunda-feira (30), um vídeo que ele havia postado no domingo (30), segundo o jornal Folha de S.Paulo.

A fala do presidente, feita durante passeio em diferentes pontos de Brasília, vai de encontro às regras das redes sociais em relação à pandemia, que preveem a remoção de publicações “que fazem alegações falsas sobre curas, tratamentos, disponibilidade de serviços essenciais ou sobre a localização e gravidade do surto”. A hidroxicloroquina está em fase de testes e não há comprovação de sua eficácia contra o novo coronavírus.

No conteúdo que foi removido, o presidente conversa com trabalhadores informais em Taguatinga, escuta críticas à quarentena, e diz: “Aquele remédio lá, hidroxicloroquina, está dando certo em tudo quanto é lugar, certo? Um estudo francês chegou para mim agora”. Essa foi a primeira vez que uma postagem de Bolsonaro foi excluída da rede social. Bolsonaro, atualmente, tem 12,2 milhões de seguidores no Facebook. Em comparação, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson tem 1,3 milhão, o presidente francês Emmanuel Macron tem 2,9 milhões e o presidente mexicano López Obrador, 7,3 milhões.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso