Cidades


Profissionais do Lacen são vacinados contra covid-19 em Aracaju


Publicado 26 de janeiro de 2021 às 15:21     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Prefeitura Municipal de Aracaju

Os profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe – Instituto Parreira Horta (Lacen), que trabalham com análises contaminadas pelo novo coronavírus, em Aracaju, receberam a primeira dose da vacina CoronaVac, na segunda-feira (25).

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, o Laboratório recebeu 317 doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês SinoVac.

“O Lacen é essencial em todo o processo em que passamos porque é a base. Os funcionários trabalham com amostras contaminadas, então, existe um grande risco de contaminação. Solicitamos o quantitativo de funcionários que trabalham diretamente com as amostras e inserimos em nosso cronograma de vacinação”, disse a secretária.

Para o superintendente do laboratório, Cliomar Santos, o Lacen já realizou quase 200 mil amostras ao longo dos últimos dez meses, e com a vacina, os funcionários do Lacen vão poder trabalhar para dar os resultados com mais celeridade.

“Foram quase 200 mil amostras ao longo de dez meses de trabalho extenuante, intenso, em que não paramos, em que estivemos ativos durante 24 horas por dia, durante sete dias na semana, liberando os resultados. A sensação por receber a vacina e continuar trabalhando é gratificante porque sabemos que a pandemia ainda não acabou. Com a vacina, continuaremos com mais intensidade e energia para dar os resultados com mais celeridade”, destacou Cliomar.

Segundo o superintendente, o laboratório chegou a ter testes suspensos porque parte significativa da equipe foi infectada por coronavírus.

“Sem 100% da equipe na bancada, não temos como liberar os resultados de maneira otimizada. Tivemos o momento em que dez funcionários, de uma só vez, estavam com covid-19, e isso atrasou a entrega dos resultados, e sabemos que os resultados são importantíssimos quando falamos sobre isolamento de pessoas, sobre diagnóstico preciso para que não seja transmitido para outras pessoas e, por isso, fomos eleitos como prioridade nesse momento de vacinação”, explicou.

A gerente do laboratório de Biologia Molecular e Sorologia do Lacen, Gabriela Vasconcelos, destacou que com o recebimento das doses da CoronaVac, todo o processo de análise das amostras será otimizado.

“Chegamos a receber, em um único dia, mais de 1.500 amostras. O trabalho do Lacen auxiliou todos os hospitais, públicos e privados, todas as unidades, e ainda teve o TestAju. É o diagnóstico que diz se a pessoa está ou não contaminada e pode indicar tratamento, remanejamento de leitos de UTI, entre outro pontos. Com a vacina, teremos mais tranquilidade e sabemos que a equipe está segura e, assim, o processo será ainda mais ágil”, completa Gabriela.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso