Mundo


Rússia anuncia produção da vacina contra coronavírus


Publicado 15 de agosto de 2020 às 18:00     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução / Agência Brasil

O Ministério da Saúde da Rússia anunciou, neste sábado (15), que começou a produção da vacina Sputnik V contra o novo coronavírus. Apesar do anúncio, ainda não foi comprovado se a vacina tem eficácia em combate à covid-19.

No comunicado, o governo disse que “a produção de uma vacina contra nova infecção por coronavírus, Covid-19, desenvolvida pelo Centro de Pesquisa Gamaleya do Ministério da Saúde da Rússia, já começou”.

A Rússia foi o primeiro país a registrar uma vacina contra a Covid-19. Porém, a vacina está sendo questionada por especialistas internacionais, pois o país ainda não informou nenhum estudo científico sobre os testes realizados.

Segundo o site da vacina, a imunização foi testada primeiramente em animais, inclusive em duas espécies de primatas, antes de ser aplicada em humanos, no dia 17 de junho. O Instituto Gamaleya, de Moscou, testou apenas 38 pessoas e não divulgou nenhum resultado até agora.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que está em contato com as autoridades de Saúde da Rússia e que estão conversando sobre a aprovação. No entanto, a OMS frisou que para os russos obterem um sinal verde é preciso haver uma revisão rigorosa de todos os dados sobre segurança e eficácia.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso