Cidades


São Cristóvão altera Plano de Vacinação contra covid-19


Publicado 27 de fevereiro de 2021 às 13:19     Por Fernanda Souto     Foto Dani Silva/ SMS/ São Cristóvão

A secretaria de saúde de São Cristóvão alterou a operacionalização da imunização contra a covid-19 no Plano de Vacinação, nesta sexta-feira (26). Desde o início da campanha, o município tinha a sequência de quatro etapas preliminares priorizando os grupos de acordo com os Planos Nacional e Estadual de Imunização.

De acordo com a SMS, o estimado para que haja imunização adequada dos grupos prioritários dessas quatro etapas preliminares são necessárias um total de 52.512 doses de vacinas.

O novo Plano Municipal de Imunização de São Cristóvão fez mudanças operacionais e de planejamento, como por exemplo, sobre o uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). A partir de agora somente será obrigatório o uso da máscara cirúrgica, enquanto o face shield, óculos de proteção e aventais passaram a ser apenas uma recomendação.

Além disso, houve a inclusão das pessoas em situação de rua na terceira etapa e de trabalhadores de transportes diversos na quarta etapa. A pasta acrescentou ainda a descrição das comorbidades de quem for vacinado na terceira etapa, segundo o Plano Nacional de Imunização.

Podem ser vacinados na terceira fase: pessoas com idade entre 18 e 59 anos e que possuam uma ou mais comorbidades como Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Doença renal, Doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, indivíduos com anemia falciforme, câncer e/ou obesidade grave.

Com as alterações, houve também a revisão das contraindicações e precauções do público a ser vacinado. Agora, gestantes, puérperas e lactantes deixam de ser contraindicações absolutas e passam a fazer parte dos grupos especiais e precauções.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso