Saúde


Saúde diz que informação de aplicação de doses da AstraZeneca vencidas em Sergipe é “erro de registro”


Publicado 02 de julho de 2021 às 16:46     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Governo de Sergipe

A Secretaria do Estado da Saúde (SES) alegou que pode ter sido um “erro de registro” a informação divulgada pelo Ministério da Saúde de que municípios sergipanos teriam aplicado doses vencidas da vacina contra covid-19 da AstraZeneca.

Em nota enviada ao AjuNews, nesta sexta-feira (2), a pasta explica que não há frascos do imunizante com apenas uma dose, já que os dados divulgados pelo jornal Folha de São Paulo apontam esta quantidade como sendo aplicada em algumas cidades.

“À principio, a Secretaria de Saúde analisa como um erro de registro, uma vez que a informação trazida na reportagem se refere à aplicação, em alguns municípios, de apenas uma dose vencida e não há frascos do imunizante contendo apenas uma dose. Cada frasco traz de 5 a 10 doses”, disse.

Ainda assim, a SES informou que orientou os municípios a realizarem a busca no banco de dados para identificar se de fato ocorreu a aplicação de doses vencidas. Além disso, afirmou que as pessoas que tomaram as possíveis doses fora da validade não precisam ir até as unidades básicas de saúde. “Os municípios, após essa verificação, entrarão em contato com essas pessoas”.

O levantamento do jornal aponta que pelo menos cerca de 26 mil doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca foram aplicadas em 1.532 municípios fora da validade. Em Sergipe, foram 15 doses do lote 4120Z005, vencidas no dia 14 de abril e aplicadas nos seguintes municípios: Capela (4); Itabaiana (4), Nossa Senhora do Socorro (3), Aracaju (1), Nossa Senhora da Glória (1), Estância (1), e Lagarto (1).

Leia mais:
Sergipe aplicou doses da AstraZeneca fora da validade; confira se você está na lista



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso