Saúde
Secretária da Saúde de Salgado esclarece vacinação contra a covid-19 em profissionais de farmácias e funerárias
A secretária de Saúde de Salgado, no Sul Sergipano, Fernanda Lima, esclareceu a vacinação contra a covid-19 em profissionais de saúde da rede particular, incluindo profissionais que atuam em farmácias e funerárias do município. Segundo ela, o Plano de Imunização de Salgado está sendo seguido sem irregularidades,
“Estamos seguindo as recomendações do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e também criamos a nosso Plano Municipal de Vacinação. Estamos ainda na primeira fase, que incluem os profissionais de saúde da linha de frente, tanto do município, quanto das redes de farmácias, comerciais e funerárias. Estamos seguindo criteriosamente todos os protocolos, jamais saindo da linha de frente”, explicou a secretária, em entrevista na Fan FM, nesta terça-feira (9).
Segundo Fernanda Lima, a segunda fase do plano municipal que incluem os idosos e a maioria dos profissionais de saúde já foram vacinados em Salgado. “A maioria dos profissionais da linha de frente já foram vacinados no município, apenas alguns que estão com sintomas ou por questões de saúde ainda não tomaram a vacina, mas já deixamos a vacina separada para esses profissionais. Estamos respeitando também os profissionais que não querem tomar a vacina”, disse ela acrescentando que outros municípios, como Riachão do Dantas e Simão Dias, também já começaram a vacinação em profissionais que trabalham em farmácias.
“Independente de ser da rede privada ou particular, está no plano de vacinação imunizar os profissionais da linha de frente. Digo isso com toda tranquilidade”, garantiu a secretária, afirmando que recebeu orientação da coordenação de Vigilância da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O diretor de Vigilância da SES, Marco Aurélio, informou que o Plano Nacional engloba o trabalhador da saúde e, se todos os profissionais prioritários já foram imunizados pelo município, pode avançar a imunização para outros profissionais que atuam na saúde.
“O trabalhador é um termo muito amplo, que inclui vários setores, as farmácias e serviços funerários também. Mas as condições é que sejam vacinados os grupos prioritários. Exemplo, se o município já conseguiu vacinar os trabalhadores dos serviços de urgências, das unidades de saúde, os agentes de endemias, enfim os profissionais prioritários, ele pode ir avançando para outros trabalhadores de saúde”, esclareceu o diretor.
Leia os termos de uso