Saúde


Secretária da Saúde de Sergipe diz que chegada da vacina no estado é ‘renovação das esperanças’


Publicado 19 de janeiro de 2021 às 07:57     Por Eduardo Costa     Foto Divulgação/Prefeitura Municipal de Aracaju

A secretária da Saúde de Sergipe, Mércia Feitosa, afirmou nesta terça-feira (19) que a chegada de doses da vacina da CoronaVac contra a covid-19 no estado é “uma renovação das esperanças”. A entrega aconteceu na noite desta segunda-feira (18), e na manhã desta terça irá começar a vacinação oficialmente em Sergipe.

Em entrevista à rádio Rio FM, Mércia Feitosa disse: “A gente recebe isso como uma renovação das esperanças, com boas esperanças. Foi um momento histórico, e que o país está vivendo. É só o início de tudo. Chegamos a ter pessoas emocionadas, relatos emotivos de quem perdeu alguém próximo por covid”.

Sobre a abertura da vacinação no estado nesta terça-feira (19), com um evento simbólico no Huse – Hospital Gov. João Alves, a secretária destacou que “foi solicitado que se elencasse alguns profissionais no Huse, e daremos início à campanha para o estado”.

Fila de vacinação
Na coletiva de segunda (18), o governador Belivaldo Chagas (PSD) disse que não iria “furar” a fila de vacinação apesar do cargo, e destacou a importância de se respeitar os grupos prioritários. Mércia voltou a ressaltar o posicionamento.

“Tivemos reunião com todos os secretários de Saúde, e a todo momento colocamos isso. É uma campanha que se inicia, e temos os grupos prioritários; sejam profissionais de saúde nas linhas de frentes, idosos, cuidadores dos idosos e indígenas. Não dá para burlar. E uma coisa positiva: há um sistema de informação, as pessoas vacinadas serão registradas”, destacou.

Novas doses
Mércia Feitosa ainda disse que não há uma nova data inicialmente para a chegada de mais doses ao estado: “A hipótese maior é que o país receba a vacina de Oxford daqui a quatro semanas. Em relação à do Butantan, em março devemos ter um quantitativo maior. O ministério da Saúde repassa aos estados, e nós seguimos o cronograma”.

Já em relação ao atraso nas entregas nesta segunda-feira (18), que aconteceriam no fim da manhã e só chegaram ao Aeroporto de Aracaju durante a noite, a secretária de Saúde tentou explicar o ocorrido.

“Houve uma reunião que se estendeu no local, e nisso não houve o embarque das doses. Soubemos no momento, com todos esperando. Foi um dia em que chegamos exaustos, mas com o coração aliviado por esta nova etapa”.

Leia mais:
Após erro de logística, doses da CoronaVac chegam em Aracaju na noite desta segunda (18)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso