Política
Senador Petista leva ‘sabão’ de Mayra Pinheiro durante depoimento na CPI Covid-19; veja vídeo
O senador Humberto Costa (PT) tomou um ‘sabão’ da responsável por secretaria do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, mais conhecida como ‘Capitã Cloroquina’, durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 (CPI Covid), que apura supostas irregularidades cometidas pelos governos federal, estaduais e municipais no enfrentamento a pandemia que já matou mais de 450 mil brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.
O petista teria questionado a médica pediatra sobre suas ações no começo de 2021, quando a cidade de Manaus (AM), passou por desabastecimento de oxigênio nos hospitais para atender pacientes infectados pelo vírus e que precisavam de ventilação mecânica. “A senhora quando esteve em Manaus, buscou enviar equipes de médicos para atender aquelas pessoas e salvar vidas?”, questionou o parlamentar.
Na resposta, Mayra Pinheiro afirmou que o Governo Federal enviou para o Amazonas mais de 300 profissionais de saúde treinados para atender e auxiliar as equipes locais nos atendimentos. O AjuNews apurou junto ao Ministério da Saúde, que no dia 11 de janeiro, que o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Centro Integrado de Comando e Controle do Governo do Amazonas e anunciou a criação de um comitê de crise no estado. Além disso, foram enviados 198 cilindros de oxigênio para reforçar o tratamento de pacientes com covid-19 que necessitavam de suporte respiratório.
Conforme demanda, o Ministério da Saúde enviou 180 monitores, 373 bombas de infusão, 6.900 equipos e 78 ventiladores pulmonares (40 exclusivos para o interior do estado). Ainda para o estado, foram destinadas 250 mil cápsulas de oseltamivir, 700 cilindros de oxigênio, além de 40,5 mil unidades de medicamentos para intubação. (principais números). No dia 15, o Ministério da Saúde realizou o recrutamento de mais de 2,5 mil profissionais de saúde.
Até o dia 17, foram recrutados 205 médicos, 562 enfermeiros, 1.212 técnicos de enfermagem, 313 fisioterapeutas e 263 farmacêuticos que poderão fortalecer o atendimento nos serviços da rede pública de Manaus. No total, o Ministério da Saúde contatou 30.196 profissionais para atender à iniciativa.
Ver essa foto no Instagram
Leia os termos de uso