Saúde
Sergipe ainda não tem registro de dados sobre a quantidade de pessoas imunizadas contra covid-19
Sergipe iniciou a campanha de vacinação contra a covid-19 nesta terça-feira (19), mas ainda não há registros oficiais do número de pessoas imunizadas do estado. Ao AjuNews, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os municípios irão começar a divulgar os números de vacinados a partir desta quarta-feira (20).
A primeira pessoa do estado a ser vacinada contra a covid-19 foi a enfermeira Sônia Aparecida Damásio, 48 anos, que trabalha no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho, em Aracaju.
Até o momento, os estados de São Paulo e Bahia foram os únicos a divulgar os dados, criando painéis interativos com dados atualizados de vacinados contra a covid-19. De acordo com o Metrópoles, em São Paulo, a plataforma foi chamada de “Vacinômetro“, enquanto o levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Salvador, capital baiana, foi chamado de “Indicador de imunização“. Segundo a publicação, até às 20h de terça-feira (19), segundo dia de vacinação, os dois termômetros somavam pouco mais de 9,7 mil brasileiros imunizados.
O Ministério da Saúde informou ao site que haverá um painel on-line com dados sobre a vacinação contra a covid-19, acessível a todos, mas que ainda não há uma data concreta. “A previsão é [de] que esteja disponível ainda nesta semana, para que estados, DF e municípios abasteçam com o quantitativo de doses aplicadas”, disse o órgão.
Criticado pela falta de transparência, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, vem sofrendo ataques pelos problemas na logística da entrega dos imunizantes. A previsão era de que as doses fossem enviadas aos estados ainda na segunda-feira (18). Contudo, os estados de Sergipe, Bahia, Pará, Alagoas e Paraíba receberam os imunizantes atrasados e e começaram suas campanhas de vacinação na manhã dessa terça (19).
Como consequência, o painel da capital baiana registrou apenas 1,3 mil imunizados, contra 8,4 mil em São Paulo, que começou a vacinar no último domingo (17).
Leia mais:
Enfermeira do Hospital João Alves Filho recebe primeira vacina da covid-19 em Sergipe; veja vídeo
Leia os termos de uso