Coronavírus


Sergipe amplia capacidade de templos, bares, shoppings e libera eventos e atividades em drive-in


Publicado 10 de setembro de 2020 às 12:57     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/ABRAPE Sergipe

O Governo de Sergipe se reuniu com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) e anunciou mudanças no Plano de Retomada da Economia em coletiva nesta quinta-feira (10). Entre as principais delas, o governador Belivaldo Chagas liberou bares, restaurantes, shoppings e templos religiosos para funcionarem com 75% da capacidade. As medidas valem a partir de 14 de setembro.

Os bares e restaurantes ainda poderão contar com música por voz e violão a partir do dia 25, e terão horário de funcionamento maior, das 6h às 0h. Já os shoppings poderão funcionar todos os dias, das 10h às 22h.

Foram liberadas oficialmente atividades especiais da administração pública, com 50% dos servidores, funcionando de segunda a sexta, entre 7h e 13h e respeitando protocolos para servidores com mais de 60 anos. Já os clubes sociais esportivos podem funcionar de terça a domingo sem restrição de horário, mas serão fechados para desinfecção às segundas-feiras.

Cursos livres e atividades extracurriculares foram autorizados a funcionar com 50% da capacidade, apenas com proibições para alunos menores de 10 anos. Porém, escolas e pré-vestibulares seguem suspensas. Segundo o governador, a ideia é esperar até o dia 15 de outubro para tomar uma decisão neste aspecto.

“Antes de 15 de outubro, nós não vamos liberar. Vamos acompanhar os números nacionais e locais, os protocolos estão sendo tratados. Os cursos técnicos poderão voltar, mas as outras atividades ainda não estão em momento. Se até 15 de outubro não tivermos um novo pico, é quase uma garantia de que não teremos mais”, afirmou Belivaldo.

Os eventos e atividades em drive-in também foram liberados, com capacidades de ocupação definidas pelas prefeituras municipais. Eventos corporativos como seminários, e eventos sociais como casamentos, festas e formaturas, serão liberados com capacidade de até 100 pessoas.

Sobre a possibilidade de eventos esportivos com público, que foi ventilada nos últimos dias, Belivaldo mostrou-se aberto à negociação: “Eventos esportivos continuam como estão. Não há permissão para funcionar com a presença de público. Mas estamos abertos a esta discussão neste mês. Se as coisas continuarem bem, podemos ir permitindo”.

Além das aulas presenciais, seguem suspensos: eventos esportivos como corridas e maratonas; atividades culturais, cinemas, teatros e museus; e eventos de lazer como shows e blocos. A resolução com as novas normas será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (11).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso