Coronavírus


Sergipe deve receber 46 mil doses da Sputnik V após Anvisa aprovar importação da vacina


Publicado 05 de junho de 2021 às 10:09     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação

Sergipe deve receber 46 mil doses da vacina Sputnik V após requisitar o uso do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), junto aos estados da Bahia, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Piauí. A entidade aprovou, nesta sexta-feira (4), com restrições, o pedido de importação excepcional da vacina russa e da Covaxin contra a covid-19.

A decisão vale apenas para lotes específicos de imunizantes trazidos de fora e não configura autorização de uso emergencial pela agência. Anteriormente, em abril, um pedido de 30 milhões de doses para 14 estados foi rejeitado pela Anvisa. Outro pedido está sendo analisado.

Em relação à Sputnik, será restrito a 1% da população de cada estado. No caso da Covaxin, o uso será limitado a 1% da população. As restrições acontecem devido a falta de informações importantes sobre os imunizantes. Segundo a Anvisa, a ideia de exigir essas medidas e a limitação de doses é ter um plano de gerenciamento de risco no uso dos produtos ao primeiro sinal de alerta.

Dentre os gestores integrantes do Consórcio do Nordeste, os governadores do Piauí, Pará, Ceará e Bahia já se manifestaram sobre a decisão e comemoraram a chegada de novas doses das vacinas contra a covid-19. O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), afirmou ao G1 que não vai se pronunciar sobre o assunto por enquanto. Ele vai aguardar para entender melhor o conteúdo da decisão da Anvisa.

No estado, até esta sexta-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já distribuiu o total de 566.237 doses da primeira remessa aos municípios, destas foram aplicadas 494.514. Referente à segunda dose, foram distribuídas 269.412, sendo aplicadas 197.634 doses.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso