Saúde
Sergipe é terceiro estado do Nordeste com maior esquema vacinal completo da população
Sergipe é o terceiro estado do nordeste com maior porcentagem de população vacinada contra a covid-19, com a segunda dose ou dose única. A informação foi divulgada pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, com dados das Secretarias de Estaduais da Saúde, nesta quarta-feira (6).
No ranking nacional, o estado aparece na classificação com 40,26%, abaixo apenas do Rio Grande do Norte com 41,75% e do primeiro lugar que é o Ceará com 41,93%. Em Sergipe, até o momento, foram aplicadas 901.298 segundas doses de vacinas, 40.125 doses única e 11.599 doses de reforço.
Graças ao avanço da vacinação contra o novo coronavírus, o número de casos, mortes e internações em decorrência da doença seguem em queda no estado. A distribuição de doses atingiu o número de 3.073.157, sendo que o Ministério da Saúde entregou até o momento 3.104.645 imunobiológicos.
A responsável pela organização da distribuição dos imunobiológicos para as regionais de Sergipe, Ana Beatriz Lira, alega que as ações de busca ativa têm sido fundamentais para vacinar com a segunda dose. “O estado numa parceria com os municípios vem fazendo um trabalho de busca ativa das pessoas que precisam fechar o ciclo vacinal. Desse modo, os municípios têm identificado quem poderia retornar, impulsionando um chamamento maior para esse público ausente. Além disso, promovemos muitas campanhas para divulgar datas e locais de vacinação, o que tem feito Sergipe crescer na cobertura de segunda dose, queremos manter cada vez mais elevados os números em nosso estado”, disse.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da SES, 290 mil pessoas estão aptas a tomar a segunda dose em Sergipe. “Temos avançado em imunização completa com entregas de D2 para os municípios. Para modificar esse cenário epidemiológico que estamos vivendo, para limitar a circulação da variante Delta, precisamos aumentar a cobertura, principalmente, com a segunda dose. É muito importante que todo mundo veja seu cartão de vacina, se já passou de oito semanas desde a primeira dose, caso já esteja no prazo, verifique se o seu município já está disponibilizando a vacinação”, explicou o diretor do órgão, Marco Aurélio Góes.
A SES reiterou a importância da população que precisa completar a imunização ficar atenta ao prazo recomendado para cada tipo de imunizante. A pasta ainda reitera que, apesar dos bons resultados, o número de pessoas que deverão tomar a segunda dose da vacina ainda é muito grande.
Leia os termos de uso