Cidades
Sergipe reabre academias, bares, restaurantes e amplia funcionamento de shoppings
O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), anunciou a retomada de novas atividades na terceira fase da bandeira verde do Plano de Retomada da Economia, nesta quinta-feira (27). O Estado autorizou, com restrições, o funcionamento de academias, empresas e serviços de call-centers, bares, restaurantes, ampliação do funcionamento de shoppings e de atividades religiosas.
Academias
A partir desta sexta-feira (28), pode ser retomado o funcionamento das academias de ginástica, de qualquer modalidade, atividades de treinamento de desporto profissional, amador e demais atividades físicas e esportivas, observando a capacidade de 30% do estabelecimento, não podendo exceder a quantidade de um cliente a cada seis m².
– Ate dia 07 de setembro: capacidade de 30% do estabelecimento, não podendo exceder a quantidade de 1 cliente a cada 6 m²;
– Após dia 08 de setembro, com capacidade de uso de 50% do estabelecimento, mantida a área por cliente de 6 m²;
– Abertura de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário;
– As atividades individuais e coletivas não podem ter contato físico e deverá ser respeitado o distanciamento mínimo de 2 metros, inclusive entre os equipamentos (esteiras, bicicletas etc.) e nas atividades aquáticas;
– Agendamento obrigatório prévio e permanência máxima de 50 minutos (PROTOCOLO: ENTRE, TREINE E SAIA);
– Uso obrigatório de máscaras, inclusive durante os exercícios;
– Existência de horário reservado para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco;
– Vedação a qualquer tipo de competição, torneio ou evento com torcida e que permita aglomeração de pessoas, bem como atividades que gerem pelotões e ou aglomerações.
Outros setores
As atividades religiosas permanecem limitadas à capacidade de 30% de presença, sem restrição de dias de semana ou horário. A partir dia 8 de setembro, está autorizado o funcionamento com capacidade de 50%.
As empresas e serviços de call-centers também podem funcionar, a partir desta sexta, com capacidade de 30% de ocupação dos estabelecimentos e, após dia 08 de setembro, com capacidade de 50%.
No documento, é sinalizado que as condições restritivas para funcionamento dos shopping centers permanecem, com horário de funcionamento das 10h às 22h, mas sem restrição de fechamento em dia de semana, mantida a ocupação máxima de 50%. Além disso, está autorizado o funcionamento, para atendimento presencial, das academias e agências bancárias situadas em todos os estabelecimentos.
O governo ainda autorizou a abertura de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares e estabelecimentos similares que poderão funcionar dentro das mesmas regras que os shoppings devem adotar, com exceção do horário que ficará compreendido entre 6h e 22h.
Também está autorizada a reabertura das áreas de lazer coletivo de praias, orla, parques e praças públicas, sendo de responsabilidade das prefeituras a regulação e edição dos protocolos de medidas sanitárias.
A partir 1° de setembro está autorizada a realização de eventos culturais de vaquejadas em parques fechados, sem acesso ao público e torcida, também adotando o protocolo sanitário da SES.
Leia os termos de uso