Cidades


Sergipe recebe cerca de 400 mil testes de covid-19 com vencimento a partir de dezembro


Publicado 27 de novembro de 2020 às 17:22     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Secretaria do Estado da Saúde

Sergipe pode descartar testes do tipo RT-PCR para a detecção do novo coronavírus (covid-19), por causa da perda da validade em dezembro. Segundo o jornal Estadão, o governo do estado afirmou que não sabe quantos testes vencem no próximo mês.

De acordo com a publicação, em nota, a gestão disse que está “preocupada” sobre o possível descarte dos exames vencidos. “Pode trazer impacto, pode trazer a diminuição da testagem, mas, com o volume que temos, acredita-se que até março temos a possibilidade de manter a testagem”, diz o texto.

Em entrevista à TV Sergipe, afiliada a TV Globo, o diretor de vigilância e atenção à saúde do estado, Marco Aurélio Góes, afirma que os testes de covid-19 recebidos em 10 de novembro possuem um vencimento máximo até fevereiro.

“Durante o tempo a gente vai ter alguns que vencem já em dezembro, outros em janeiro, e uma boa parte também em fevereiro. Então, o cuidado que a gente tá nesse momento é de usar aqueles que já estão perto do vencimento, até que a gente receba uma nova orientação do Ministério e da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] se esses testes vão aumentar sua validade”. disse.

Ainda segundo Marco Aurélio, às vezes os testes podem durar mais de um ano, no entanto, só é possível afirmar após a validação dos órgãos competentes.

Sergipe recebeu 400 mil testes de covid-19 em outubro. De acordo com o diretor, foi feito um pedido extra de exames por causa do retorno das aulas e da movimentação da população no fim de ano. No entanto, os exames não foram liberados pelo governo do federal para a rede pública de saúde.

Outro lado
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que alguns testes vencerão em dezembro, outros em janeiro e outros em março. No entanto, como os exames foram recebidos recentemente, a pasta está fazendo um balanço das várias validades.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso