Política
Sindicato denuncia afastamento de 20 jornalistas da Câmara de Aracaju
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Sergipe (Sindijor-SE) afirma que desde quinta-feira (26) tem sido informado sobre a medida adotada pela Câmara Municipal de Aracaju que transfere o uso de verba para atividade do exercício parlamentar (Vaep) para ações de combate ao novo coronavírus. O ato resultou na dispensa de 20 profissionais da comunicação. O afastamento pode durar até 60 dias. No sábado (28), a presidência da Casa confirmou que cortou por um mês a verba, mas que não demitiu nenhum servidor.
“Mesmo reconhecendo o alto nível de importância dessa transferência, nos causa indignação observar que o contrato com locadoras de veículos, bem como o abastecimento em postos de combustíveis, segue sem alteração por, conforme avaliação do presidente da Câmara, vereador Josenito Vitale (PSD), se tratarem de serviços essenciais”, diz trecho de nota divulgada pelo representante da categoria.
O sindicato destaca que recente decreto estadual apontou a atividade jornalística como essencial, sobretudo durante a pandemia da covid-19, por isso, “não há motivos reais para que os 20 profissionais sejam dispensados”. O sindicato solicitou que parte do ato administrativo seja revogado mediante a proposta única em garantir a esses profissionais de atividade essencial, a continuidade produtiva e a consecutiva remuneração.
Leia mais
Presidente da Câmara de Aracaju suspende verba parlamentar por 30 dias
Leia os termos de uso