Coronavírus


Taxa de ocupação em UTIs públicas de Sergipe é de 98%; número de pacientes que esperam por um leito é de 38


Publicado 02 de maio de 2021 às 13:41     Por Dhenef Andrade     Foto Ascom / SES

O cenário de alta procura por unidades hospitalares elevou a taxa média de ocupação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivo para o novo coronavírus (covid-19) do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe para 98%. Apenas os hospitais Amparo de Maria, em Estância, no Sul do estado, e o Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto, no Centro Sul sergipano, ainda possuem vagas. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste sábado (1º).

A lista de espera por um leito na rede pública de Sergipe subiu para 38 pacientes. A situação é mais amena nas enfermarias públicas, onde ocupação média é de 77%, mas o sinal de alerta persiste já que grande parte delas estão com mais de 80% de leitos ocupados, como no Hospital João Alves Filho (Huse), no Nestor Piva, no bairro Dezoito do Forte, na Zona Norte de Aracaju, e no Fernando Franco, bairro Farolândia, na região Sul.

O quadro nos hospitais particulares ainda é grave, embora tenha reduzido a taxa média de ocupação em UTIs para 92%. O Unimed, com 108,5%, e o São Lucas, com 106%, continuam com excessos de pacientes, sendo alocados em leitos de contingenciamento. Sete pessoas aguardam a liberação de um leito. Já nas enfermarias, taxa é de 90%.

Para conter avanço das internações, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), renovou o decreto sobre medidas de restrição, como o toque de recolher e o fechamento de praias e comércio não essencial aos finais de semana, até o próximo dia 13 de maio. A expectativa é que número de casos e mortes por covid-19 estabilizem, uma vez que abril se concretizou como o mais letal no estado desde o início da pandemia.

Leia mais
Governo mantém toque de recolher e altera data de volta às aulas presenciais em Sergipe
AjuNews contra o novo coronavírus (covid-19)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso