Coronavírus


Taxa de ocupação em UTIs públicas de Sergipe para covid-19 é de 99%; número de pacientes à espera de um leito chega a 27


Publicado 30 de abril de 2021 às 15:52     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Governo de Sergipe

A situação da rede hospitalar atingiu um novo patamar de preocupação, nesta sexta-feira (30), de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A taxa de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) reservadas para pacientes com o novo coronavírus (covid-19) atingiu 99 %.

Isso significa que dos 12 hospitais públicos que atendem pelo SUS, 11 não possuem mais vagas. A lista de espera por um leito já alcança 27 pacientes. Apenas o hospital Amparo de Maria, Sul de Sergipe, possui os últimos três leitos de UTI na rede pública. O governo ofertou, ao todo, 231 UTIs para covid-19; 228 estão ocupados.

O cenário dos leitos de terapia intensiva do SUS em Sergipe caminha para o que aconteceu com a rede privada, no mês de março deste ano, em que apresentou superlotação ao longo das últimas semanas. A ocupação em hospitais particulares, nos últimos dias, tem apresentado sinais de diminuição, embora em percentuais altos.

De acordo com a SES, a taxa média de leitos ocupados na rede privada está em 95%. Quatro unidades apresentam nível acima de ou igual a 100%: São Lucas, a parte IPES do Cirurgia, Unimed e Primavera.

Ainda nesta sexta (30), o prefeito de Aracaju, que concentra grande parte dos hospitais citados, renovou as medidas restritivas contra a covid-19 e escalonamento das atividades até o dia 13 de maio.

Leia mais
Aracaju mantém medidas restritivas e escalonamento das atividades até o dia 13



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso