Cidades
Último paciente deixa Hospital de Campanha de Aracaju; unidade é desativada
O último paciente diagnosticado com covid-19 e que recebia tratamento no Hospital de Campanha (HCamp) Cleovansóstenes Pereira Aguiar, em Aracaju, deixou o local, nesta sexta-feira (18), quando começa a desativação da unidade de saúde instalada no Estádio João Hora de Oliveira, no bairro Siqueira Campos. Identificado como Nivaldo Ferreira, ele foi transferido para o Hospital Fernando Franco.
No evento de encerramento das atividades da unidade, as vítimas da doença foram lembradas com balões brancos. Os profissionais da saúde que atuaram na unidade foram homenageados com o som da equipe do “Sons no SUS”.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ao longo dos quatro meses de funcionamento, a unidade de urgência provisória obteve uma taxa de 74% de resolutividade, recuperando 343 pessoas infectadas pela covid-19. Durante o funcionamento, o HCamp realizou 90 transferências que necessitaram de um leito de UTI (20% dos atendimentos na unidade) e registrou 28 óbitos (6%).
Ainda segundo a pasta, a unidade contava com a atuação de 460 profissionais da área da saúde que serão transferidos da própria rede da capital, quanto convocados e/ou contratados para fortalecer a assistência durante a pandemia da covid-19.
A pasta detalhou também que o serviço de enfrentamento à pandemia será mantido com as alas específicas para pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19, que continuarão em funcionamento nos dois hospitais municipais, Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte).
A SMS também mantém quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender exclusivamente pessoas com sintomas de síndromes gripais: Geraldo Magela (Orlando Dantas); José Machado (Santos Dumont); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário). Já as UBS Augusto Franco, Fernando Sampaio (Castelo Branco), Cândida Alves (Santo Antônio) e Eunice Barbosa (Coqueiral) voltarão às atividades normais, com atendimentos e marcações de consultas e exames, a partir da próxima segunda-feira (21).
Leia os termos de uso