Saúde


Vacina vencida não faz mal ao corpo, mas não protege; saiba o porquê


Publicado 02 de julho de 2021 às 18:38     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Cremerj

A vacina contra covid-19 aplicada fora do prazo de validade é considerada um erro programático e a dose deve ser repetida, já que a imunização não será efetiva, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Ao Viva Bem, Juarez afirmou que a preocupação é que a pessoa fique desprotegida. “Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios”, disse.

Em Sergipe, foram 15 doses do lote 4120Z005, vencidas no dia 14 de abril e aplicadas nos seguintes municípios: Capela (4); Itabaiana (4), Nossa Senhora do Socorro (3), Aracaju (1), Nossa Senhora da Glória (1), Estância (1), e Lagarto (1). Os dados são de registros oficiais do Ministério da Saúde e foram divulgados pelo jornal Folha de São Paulo, nesta sexta-feira (2).

“Até agora, tanto contra a covid-19 como em outras vacinas, não observamos efeitos negativos em fazer a imunização correta depois do recebimento de uma dose vencida”, esclareceu Cunha.

Caso tenha recebido uma dose dos lotes vencidos após a data de vencimento a pessoa deve procurar o posto de saúde. No local deve apresentar sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, quem tomou o imunizante vencido precisa se revacinar. A nova dose precisa ser aplicada, pelo menos, 28 dias depois de ter recebido a dose administrada fora do prazo de validade.

Leia mais:
Sergipe aplicou doses da AstraZeneca fora da validade; confira se você está na lista



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso