Saúde
Vacinação contra covid-19 causa aglomeração de profissionais da saúde em UBS de Aracaju
A vacinação contra covid-19 para profissionais de saúde de Aracaju que ainda não tinham se vacinado por algum motivo foi realizada, neste sábado (6), nas Unidades Básicas de Saúde Marx de Carvalho, José Calumby e Augusto Franco. No entanto, foi registrada uma longa fila e aglomeração na UBS do Augusto Franco, na Zona Sul da capital.
Ao AjuNews, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) explicou que “foi definido com os estabelecimentos de saúde que o público-alvo da ação deveria englobar profissionais de unidades já visitadas pelas equipes da SMS desde 19 de janeiro, que não se encontravam no horário de trabalho no momento das visitas e que faziam parte do grupo prioritário. Além disso, a SMS iria disponibilizar para cada unidade um quantitativo superior para iniciar a vacinação de outros profissionais mediante lista enviada pelos estabelecimentos”, disse em nota.
E completou: “Além disso, a SMS iria disponibilizar para cada unidade um quantitativo superior para iniciar a vacinação de outros profissionais mediante lista enviada pelos estabelecimentos”.
De acordo com a pasta, muitos dos profissionais que procuraram as UBS neste sábado não estavam nas listas de vacinação deste momento, “as quais foram previamente enviadas para a SMS, resultando no congestionamento do fluxo de trabalho durante a ação”.
Os profissionais da rede de Atenção Primária que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na rede hospitalar, Projeto Aracaju pela Vida e Projeto Corujinha foram aos locais designados para a aplicação da primeira dose do imunizante contra a covid-19. Os profissionais que atuam nas UBS foram direcionados às UBS Marx de Carvalho e José Calumby. Já os que trabalham na rede Hospitalar, Projeto Aracaju pela Vida e Projeto Corujinha, à UBS Augusto Franco.
Ainda de acordo com a SMS, com base nos critérios dos planos nacional e municipal que a vacinação na UBS Augusto Franco foi destinada para profissionais da rede Hospitalar, Projeto Aracaju pela Vida e Projeto Corujinha neste sábado. “Para tanto, foram disponibilizadas cinco salas de vacina e cinco equipes para imunizar os profissionais em dois turnos: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Somente no primeiro turno, foram vacinados 526 pessoas”, destacou.
Leia os termos de uso