Coronavírus
Variante do coronavírus de Manaus é registrada pela primeira vez em Sergipe
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou à Secretaria da Saúde de Sergipe (SES) que um paciente hospitalizado com o novo coronavírus (covid-19), testou positivo para a variante brasileira P.1, inicialmente identificada em Manaus, no estado do Amazonas. A informação foi confirmada pela SES, nesta segunda-feira (22).
De acordo a pasta da Saúde local, o paciente é mecânico de aeronaves, que chegou à capital sergipana em 22 de janeiro com sintomas gripais e ficou de imediato em isolamento domiciliar, segundo atestam familiares. Com a persistência dos sintomas, ele procurou atendimento em um hospital particular, onde ficou internado. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foi sedado e entubado. O quadro teria evoluído bem e no dia quatro de fevereiro recebeu alta. Todos os seus contactantes e familiares foram submetidos ao PCR, cujo resultado foi negativo para a covid-19.
“Nesse momento ainda é um fato isolado, um caso importado, mas a vigilância laboratorial continua com outras amostras. A Secretaria de Saúde, através do Laboratorio Central, tem feito a vigilância laboratorial dos casos covid-19 para detectar a presença de variantes de interesse no estado. Essa vigilância possibilita identificar precocemente os casos, orientar corretamente o isolamento de pacientes e reconhecer cedo uma possível transmissão de linhagens de interesse”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes.
Leia mais:
Aracaju registra 216 novos casos de coronavírus e duas mortes nas últimas 24h
Leia os termos de uso