Coronavírus
Variante indiana: Aracaju monitora passageira que desembarcou do Reino Unido
Uma mulher que veio do Reino Unido, país com casos da variante Delta do Sars-Cov-2, conhecida como variante indiana, está sendo monitorada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju. Ela desembarcou na capital na segunda-feira (7).
De acordo com a SMS, a informação veio do Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde do Estado de Saúde (CIEVS) nesta quarta-feira (9). De imediato, foi estabelecido contato com a pessoa, dada orientação de isolamento de 14 dias, uso de máscara e distanciamento social.
A equipe do ‘Aracaju pela Vida’ foi até a residência da jovem para realizar coleta de RT-PCR em todos os familiares. No local, foram testadas cinco pessoas. Além dos familiares, a jovem teve contato com o taxista que fez o seu transporte na chegada à capital. Por isso, a Secretaria está fazendo o mapeamento para identificá-lo e tomar as medidas necessárias e fazer o devido acompanhamento.
Nesta quinta-feira (10), a equipe do ‘Aracaju pela Vida’ retornará ao endereço para monitoramento.
Caso
A jovem aracajuana embarcou dia 5 de junho em voo saindo do Reino Unido, local com mais de mil casos confirmados da variante, com conexão em Madri e em Guarulhos, São Paulo.
Medidas sanitárias
A pasta da Saúde afirmou está finalizando estratégias que dificultem a entrada da nova variante de preocupação em Aracaju. Entre as primeiras ações estão o aumento da fiscalização no aeroporto e na rodoviária, e maior número de testagens nesses locais de acesso à cidade. Classificada como B.1.617, essa é a quarta cepa considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ‘variante de preocupação’.
Leia os termos de uso