Polícia


Visitas a presos em Sergipe começam a ser retomadas a partir desta segunda (14)


Publicado 14 de setembro de 2020 às 11:24     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/Sejuc-SE

A primeira etapa da retomada das visitas a presos nas unidades de Sergipe começou nesta segunda-feira (14). As visitas estavam suspensas desde março, e estão sendo feitas sob protocolos de prevenção para evitar a disseminação do novo coronavírus. A retomada no momento é gradual, permitindo um visitante por interno durante um período mais curto de tempo.

A retomada faz parte de um plano definido pela Secretaria da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc), seguindo as orientações em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), com fornecimento de kits de testagens e testes por amostragem.

Segundo o secretário Cristiano Barreto, a retomada das visitas aos presos em Sergipe após seis meses acontece com todos os protocolos sendo tomados. Ele destacou as medidas adotadas desde março, como a abertura de um pavilhão de emergência em Areia Branca, no Agreste do estado, abrigando presos das delegacias e novos presos do sistema.

“Paralelo a isso, foram adotadas outras medidas como o reforço de equipes médicas de saúde nas unidades prisionais, a distribuição de equipamentos de proteção individual, instalação de pias, aumento do número de materiais de limpeza, higienização constante das unidades e dos veículos”, disse Cristiano.

A visita, inicialmente, será de um visitante por interno por um curto período de tempo. Depois de algum tempo, com a avaliação da situação da pandemia no estado, será possível regularizar as visitações até dezembro.

Os testes realizados junto à UFS, segundo Cristiano Barreto, indicaram que 80% da população carcerária avaliada não teve contato com a covid-19. “Dos que tiveram contato com o vírus, a grande maioria já apresenta IGG, que são os anticorpos, e são provenientes do pavilhão emergencial”, afirmou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso