Cultura
Alese aprova PL que declara Forró Siri como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou o Projeto de Lei (PL) que declara o Forró Siri como Patrimônio Cultural Imaterial do estado, nesta quarta-feira (7). A festa é tradicional do município de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju.
De acordo com o autor do PL, deputado Doutor Samuel (Cidadania), o festejo se tornou uma importante fonte econômica para Sergipe. Ele acontece desde 1993 no estado e deixou de ser realizado desde 2020, devido a pandemia da covid-19.
A primeira edição do Forró Siri aconteceu no conjunto Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro. No início, as atrações eram trios pé-de-serra e bandas nacionais. Até 2016, a festa era realizada na principal avenida do conjunto João Alves, mas a partir de 2017, passou a ser realizada na Arena Siri, no conjunto Fernando Collor.
O festejo acontece no final do mês de junho, em comemoração ao São Pedro, e já faz parte do calendário dos festejos juninos de Sergipe. Ele é considerado uma das maiores festas de São Pedro do estado.
Leia os termos de uso