Cultura


Cantora sergipana Jaque Barroso lança single que reverencia as raízes de matriz africana


Publicado 22 de fevereiro de 2022 às 10:32     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Assessoria

Trazendo mais uma novidade para a música afrourbana, a cantora sergipana Jaque Barroso lançou o single ‘Canto Ancestral’, em parceria com o sacerdote e fundador do terreiro Ilé Àse Òpó Osogunlade, Reginaldo Flores, na última sexta-feira (18).

Com sonoridades do reggae, dancehall e steppa às vertentes eletrônicas afrofuturistas, os versos da canção fazem reverência à origem ancestral negra e também destacam as raízes de matriz africana. De acordo com a cantora, a música apresenta o protagonismo e respeito à cultura afro-brasileira e aos seus antepassados.

“Fiz essa canção como forma de agradecimento aos meus ancestrais, todos e todas que vieram antes de mim e que me protegem, me dão forças e me acompanham, também quis trazer um pouco do cotidiano da minha vivência no candomblé, religião da qual faço parte, para homenagear a minha ancestralidade e trazer à tona a importância da manutenção e preservação da nossa cultura e tradição negra”, disse Jaque.

A música também traz versos cantados em português e em yorubá, língua falada em países como a Nigéria. Atualmente, ela é mantida viva no Brasil por causa dos terreiros de candomblé de origem nagô. Além de contribuir com a composição, Reginaldo Flores, também empresta sua voz potente à canção.

“Construir os versos com a participação do meu babalorixá foi uma experiência linda que levarei para minha vida toda. Espero que essa canção chegue como um acalanto ao coração dos ouvintes”, deseja a cantora.

A produção musical é assinada por Selecta Etnia e as bases eletrônicas foram construídas pela Radiola Jamaicana em parceria com a Brasilica Dubs.

Além de vencedora do Prêmio “Destaque Cultura Sergipe” na categoria de Cantora Revelação em 2016, Jaque Barroso já foi citada no site internacional ‘RVM Music’ com a canção “Banho de Quilombo”, considerada uma das melhores músicas dançantes na playlist “Music for the Dancers” ao lado de nomes como Childish Gambino, Dove Cameron, Ozuna & Ovi, Becky Hill,Major Lazer, entre outros.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso